Unimed do Brasil certifica Ouvidoria da Unimed Curitiba em nível Excelente com Destaque

Recertificação reconhece o desempenho da cooperativa em melhorar a experiência positiva dos clientes

A Unimed Curitiba foi recertificada no nível “Excelente com Destaque” no programa Ouvidoria de Excelência do Sistema Unimed. O certificado reconhece o desempenho que a ouvidoria da cooperativa obteve ao melhorar a experiência positiva dos clientes com a marca Unimed.

 

Para Rached Hajar Traya, diretor-presidente da Unimed Curitiba, o reconhecimento é consequência de um trabalho conduzindo e orquestrado pela ouvidoria em parceria com as demais áreas e setores e apoio da alta direção, cujo objetivo é oferecer o melhor atendimento aos clientes e a busca incessante pela excelência nos serviços prestados pela cooperativa.

 

"Aderimos ao programa em dezembro de 2017 e fomos certificados, pela primeira vez, em maio de 2019. De lá para cá, revisitamos nossos processos, traçamos planos de ação e investimos em melhorias sistêmicas que possibilitaram um melhor acompanhamento das demandas de atendimento, evitando judicialização e recorrências. Também ampliamos nossa comunicação para que a atuação da ouvidoria não fosse restrita apenas à solução de conflitos, mas à prevenção deles. Tenho certeza de que a recertificação foi possível graças ao empenho em tornar a experiência dos clientes ainda mais positiva e aumentar sua satisfação com a nossa cooperativa", ressalta o dirigente.

 

A certificação do programa Ouvidoria de Excelência acontece a cada dois anos, com apoio da consultoria IBRC (Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente), e busca transformar a vivência entre ouvidorias e clientes. A certificação integra aspectos sobre a estruturação e/ou revisão dos processos, em ajustes na atuação do ouvidor e nos objetivos da ouvidoria, nos meios de comunicação adotados tanto para o público externo como interno, e na infraestrutura da área. Esses aspectos contribuem e oportunizam a ouvidoria a atuar na prevenção de Notificações de Investigação Preliminar (NIPs) e litígios, em redução de custos para operadora, visando a sustentabilidade do negócio, fidelização e satisfação de clientes.

 

O resultado que a Unimed Curitiba recebeu é referente a 2021, mas, devido a reestruturação realizada na Ouvidoria da Unimed do Brasil, a divulgação foi feita este ano. Na edição passada, em 2019, a cooperativa conquistou o nível “Excelente” – o que demonstra um avanço que ajuda a fortalecer o cooperativismo, a integração e a sustentabilidade do Sistema Unimed.

 

 

Publicado em 06/06/2022 12:43h
Atualizado em 06/06/2022 12:52h