Para seu bebê crescer bem, cuide-se agora

Campanha Mês da Prematuridade

A chegada de um bebê é sempre um momento muito esperado, mas a expectativa é que o nascimento ocorra no tempo certo, caso contrário, o bebê prematuro pode ter dificuldade para respirar e se alimentar. Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, uma condição que afeta milhões de bebês e suas famílias ao redor do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 15 milhões de bebês nascem prematuros a cada ano no mundo - o que significa que um em cada dez bebês nasce antes das 37 semanas de gestação. No Brasil, os números ainda são mais expressivos: estima-se que cerca de 340 mil bebês nasçam prematuros por ano, representando aproximadamente 11 a 12% dos nascimentos no país, com alguma variação regional. Esses dados mostram a importância de discutirmos o tema, uma vez que o nascimento prematuro aumenta os riscos de complicações para a saúde do bebê e eleva a necessidade de suporte em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs).

A melhor forma de evitar que o bebê nasça antes da hora é realizar o pré-natal completo. Quando a gestante comparece às consultas corretamente é possível identificar e tratar precocemente os fatores de risco do parto prematuro, bem como ter acesso a orientações especializadas sobre como lidar com problemas de saúde pré-existentes, evitando riscos ao bebê.

Além do pré-natal, adotar um estilo de vida saudável também pode ajudar a evitar um parto prematuro. Isso envolve evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação equilibrada e utilizar corretamente as suplementações recomendadas pelo médico, como de ácido fólico.

No Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima da Unimed Curitiba, as mulheres encontram profissionais experientes e atenciosos para cuidar da sua saúde e recebem suporte especializado durante toda a gestação, de forma acolhedora e com o nosso Jeito de Cuidar.

Além disso, na UTI neonatal, o bebê prematuro recebe os cuidados adequados para que possa se desenvolver com saúde e segurança. Nosso atendimento humanizado proporciona uma experiência que permite o contato dos pais e filhos e intensifica o aleitamento materno, tão importante para o desenvolvimento do bebê.

Quando um bebê é considerado prematuro? O que pode fazer o bebê nascer antes da hora? Quais são as possíveis complicações da prematuridade? Quais são os principais cuidados após a alta do bebê?

Para responder essas e outras perguntas, convidamos a médica cooperada da Unimed Curitiba, Rosângela Garbers, especialista em pediatria e neonatologia e responsável técnica da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. Acesse o conteúdo completo dessa reportagem divulgada em parceira com a equipe do G1 na página Vivendo a Maternidade.

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/unimed-curitiba/vivendo-a-maternidade/noticia/2024/10/16/cuidados-com-o-bebe-prematuro-dicas-e-recomendacoes.ghtml

Publicado em 18/11/2024 13:05h
Atualizado em 18/11/2024 13:10h