Unimed Curitiba conquista ONA nível 3 em todas as suas unidades assistenciais

Serviços se destacam por excelência e segurança do paciente na região sul do país

ONA nível capa

Quanto mais acreditamos, mais conquistamos.

A Unimed Curitiba alcançou o mais alto nível de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em todas as unidades que passaram pela visita de certificação.

O nosso Home Care, os serviços ambulatoriais prestados na unidade Germano Mayer e a unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) da Iguaçu mantiveram a máxima acreditação e alcançamos, já na primeira auditoria, o selo ONA nível 3 – Acreditado com Excelência na clínica Acoolher, na Unidade de Tratamento e nas unidades APS de São José dos Pinhais, do Pinheirinho e de Pinhais.

Ao receber esse reconhecimento externo, a Unimed Curitiba se posiciona no ranking de assistência privada à saúde da região sul do Brasil como a primeira APS, o 2º serviço de atenção domiciliar com o seu Home Care e entre os 8 ambulatórios privados com o selo ONA nível 3.

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que certifica a qualidade de serviços de Saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

Toda vez que uma instituição de saúde obtém a acreditação do selo ONA torna público o reconhecimento de que suas atividades, procedimentos e serviços são rigorosamente realizados dentro dos padrões de qualidade e que existe uma busca incessante, no dia a dia, para aprimorá-los.

A acreditação possui três níveis:

•            Nível 1 (Acreditado): a instituição atendeu aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

•            Nível 2 (Acreditado Pleno): além dos critérios de segurança, foi apresentado a gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades

•            Nível 3 (Acreditado com Excelência): o princípio deste nível é a “excelência em gestão”.

O objetivo da ONA é promover o processo constante de avaliação e o aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência em todo o país. Ao obter a certificação, os benefícios são sentidos tanto pela organização de saúde solicitante quanto para seus colaboradores e clientes. Entre os benefícios, destacam-se:

•            maior visibilidade no mercado: a acreditação atesta e garante a qualidade do serviço de saúde, aumentando o reconhecimento, a participação e a competitividade da organização frente ao mercado.

•            melhoria do gerenciamento da unidade: influencia diretamente na gestão da organização, aumentando o controle das atividades e o compromisso com os resultados, reduzindo os erros, custos e retrabalhos.

•            integração e otimização dos processos: a metodologia ONA facilita a gestão de processos, melhorando o controle e o fluxo de informações entre os setores e atividades da instituição.

Publicado em 31/10/2025 17:47h
Atualizado em 31/10/2025 17:52h